Pode o cinema mudar o mundo?
O Cinema influenciou culturas, moldou estilos de vida, fez proliferar hábitos e vícios, derrubou ditaduras e desde a sua invenção é um poderoso veículo de transmissão de culturas e modos de vida.
Sim, o cinema pode mudar o mundo!
“O CineEco é um evento internacional, que tem como missão dar visibilidade às grandes questões ambientais da atualidade trazidas ao Festival pelos realizadores, utilizando o cinema como plataforma de divulgação. Procura ainda ser um ponto de encontro entre profissionais, investigadores e o público em geral, fomentando o debate crítico sobre as problemáticas ambientais.”
Todos os anos, a cada edição, o CineEco Seia recebe centenas de submissões de realizadores nacionais e internacionais.
Renovado anualmente, a relação com as extensões parceiras amplificam a mensagem levando a outros públicos em Portugal (continental e ilhas) e além fronteiras as melhores obras cinematográficas.
Organizado pelo Município de Seia o Festival acontece durante uma semana, em outubro, na cidade de Seia, uma cidade do interior de Portugal.
Desde 1995 nunca suspendeu ou saltou um ano, nem tão pouco mudou as suas origens. Numa região com um rico património natural, com os mais expressivos testemunhos da ação glaciar em Portugal, um Parque Natural, uma Reserva Biogenética, um Sítio de Interesse Comunitário e uma Zona Húmida de Importância Internacional!
Com chefes tribais, nomeados a Óscares, investigadores, ativistas, atores, produtores, realizadores e tantas outras áreas e profissões; entre evocações ou homenagens, encontros internacionais, desastres climáticos como os incêndios ou pandemias mundiais, o Festival foi, é, e será sempre um ponto de chegada e de partida de muitas estórias!
Somos a manifestação do poder da montanha. O guardião divino do equilíbrio natural que protege rios, árvores e animais. Somos a sabedoria ancestral, a força inigualável, o conhecimento universal. Somos divinos. Somos homem e bicho. Somos a própria natureza.
Somos a voz do espírito da montanha.
O nosso compromisso pela sustentabilidade.
O cinema ambiental e sustentável é uma ferramenta de mudança social e ecológica, que promove criatividade e reflexão crítica para um futuro mais consciente e equilibrado. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, tem tido um papel essencial na sensibilização e educação da sociedade para os desafios ambientais.
Seia reafirma o seu compromisso com o acesso à água potável e à sustentabilidade dos recursos hídricos, promovendo a qualidade da água e a valorização das zonas ribeirinhas. Essa visão estende-se ao Festival, onde a utilização responsável da água reflete a mesma preocupação ambiental que orienta as políticas locais.
Seia tem vindo a reforçar o seu compromisso com a valorização dos resíduos e a transição para uma economia circular, Também no Festival este princípio está presente — promovendo práticas responsáveis, redução de desperdício e separação de resíduos durante o evento.
Seia aposta numa mobilidade mais sustentável, investindo na melhoria da rede viária e em transportes públicos acessíveis e ecológicos. Esta visão reflete-se também no Festival, que incentiva formas de deslocação mais responsáveis (partilha de carros, uso do comboio, bicicletas elétricas) e ambientalmente conscientes ao longo do evento.
A sensibilização e educação ambiental, o turismo de natureza e a valorização do património são eixos centrais da política ambiental de Seia. No Festival, esta visão ganha forma, ligando cultura, ciência e conservação da natureza através de atividades coerentes com este posicionamento e da sensibilização de todos os parceiros.
Seia aposta na modernização da iluminação pública com tecnologia LED, reduzindo o consumo energético e as emissões de carbono. Medidas aplicadas gradualmente por todo o concelho e equipamentos municipais, incluindo os utilizados durante o Festival.
Seia valoriza o segundo R da reciclagem — a reutilização — como prática essencial para reduzir o desperdício e prolongar a vida útil dos materiais. Também no Festival esta lógica está presente, com a recuperação de estruturas, objetos e decorações sempre que possível e viável.
Reduzir o uso de papel é uma meta cada vez mais presente no Festival, procurando-se privilegiar ferramentas digitais. Ainda assim, pela natureza do evento e do seu público, mantém-se a impressão de alguns suportes como o catálogo ou cartazes por exemplo, pois é necessário conciliar a acessibilidade e a sustentabilidade.
A redução da produção de resíduos é uma premissa na atuação do município. O Festival não é exceção que se reflete também na escolha do merchandising.
Seja no tipo de materiais usados (materiais naturais ou reciclados), seja na quantidade que é produzida e oferecida.
A organização é liderada pelo município de Seia sendo a equipa de execução composta por 4 funcionários municipais que coordenam e executam o Festival durante todo o ano.
Esta equipa executiva é apoiada pelos projecionistas e assistentes da Casa Municipal da Cultura de Seia. Em cada edição anual a equipa trabalha depois em estreita colaboração com os programadores, elementos da comunicação e assessoria e da tradução e legendagem.
Transporte Rodoviário
De Lisboa, Porto e Coimbra há serviços diários de autocarro com ligações a Seia. Para mais informações acerca das empresas rodoviárias que efetuam transporte para Seia, aceda a www.rede-expressos.pt.
Transporte Ferroviário
De Lisboa, Porto e Coimbra há serviços diários de comboio com ligações a Nelas (que se localiza a 20 km de Seia). Para mais informações aceda à CP.
Transporte próprio
O acesso a Seia pode ser feito a partir das seguintes estradas:
Para a 31.ª edição do festival CINEECO
Subscreva a nossa newsletter
FIQUE A PAR DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS