Promotor:

Patrocinador:

Cinema em Debate, Sessão Especial

Ecos da Montanha e da Planície numa sessão clássica dupla

António Reis e Margarida Martins Cordeiro / Luís Filipe Rocha

O CineEco mantém uma relação de memória com o cinema português através da programação de clássicos. Nesta edição, o festival vai exibir, em dupla sessão, dois filmes recentemente digitalizados pela Cinemateca Portuguesa – “Trás-os-Montes” e “Cerromaior”.
“Ecos da montanha e da planície” permite rever e interpretar obras singulares do cinema português no modo como olham dois grandes e amplos territórios, Trás-os-Montes e Alentejo, que ainda hoje preservam uma forte identidade, ambiental, rural e social, que merece ser valorizada perante novos problemas, desafios e oportunidades.
Esta dupla sessão permite, ainda, celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974 através de duas produções cinematográficas rodadas, produzidas e estreadas em plena democracia.

Trás os montes cartaz
Serramor cartaz

INFO

Realizadores/ Autores: António Reis e Margarida Martins Cordeiro / Luís Filipe Rocha
Tipo de evento: Cinema em Debate, Sessão Especial
País: Portugal
Ano de estreia: 1976 /1980
Duração: 110′ / 90′

EXIBIÇÃO

DATA: 13 outubro, 17 outubro
HORA: 16:00
LOCAL: Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia

13 OUT | 16h

TRÁS-OS-MONTES

De António Reis e Margarida Martins Cordeiro. Portugal. Docuficção. 1976. 110′

Trás-os-Montes

Durante 70 dias úteis, em três fases, a partir de setembro de 1974, António Reis e Margarida Martins Cordeiro filmaram “Trás-os-Montes”, uma longa-metragem a cores e 16mm. Foi necessário um percurso de dez mil quilómetros e gastaram-se dez meses na respetiva montagem. A interpretação pertence aos habitantes dos perímetros de Bragança e Miranda do Douro.

A sessão contará com a presença do Doutor Sérgio Dias Branco, Professor Associado de Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, para o debate final.

Cópia digitalizada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.


17 OUT | 16h

CERROMAIOR

De Luís Filipe Rocha. Portugal. Ficção. 1980. 90′

cerromaior

Após uma tentativa frustrada de evasão, um adolescente é reconduzido ao abúlico seio da família, dominante numa povoação alentejana onde a tradicional exploração dos trabalhadores agrícolas é, nesses anos de 1930, em que escassos ecos de liberdade chegam, pela rádio, da Guerra Civil espanhola, representada por um primo arrogante e prepotente, símbolo e esteio do poder fascista que se consolida. O percurso do jovem afirmar-se-á entre sombras e fantasmas, conformismo e preconceito, demência e suicídio, raiva e confrontação – assinalando o seu contacto com outros que se sacrificam, adiam ou não vergam –, até um encontro consigo mesmo e a esperança de novos horizontes.

A sessão contará com a presença do realizador Luís Filipe Rocha.

Cópia digitalizada e restaurada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Medida integrada no programa Next Generation EU.

Também pode gostar

Acede a toda a programação da edição 2024

FALTAM

Dias

Para a 31.ª edição do festival CINEECO

Subscreva a nossa newsletter

FIQUE A PAR DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGUE-NOS:

Pesquisa