___________________________________________________________________________________
» Das feine Zirpen einer Dunkelziffer (Silent chirping of invisible Digits). Vera Sebert. Áustria. Animação, Experimental. 2023. 10’11”

Como um único frame de um filme, insetos surgem durante uma fração de segundo, para imediatamente desaparecerem novamente do campo de visão. Por entre os fragmentos cintilantes dos seus corpos, o filme mostra vazios indefiníveis. O que pode ser visto quando desaparecem os filtros habituais da visão e as narrativas a eles associados?
» Dispnea Paolo Bandinu, Alemanha. Animação. Experimental. 2024. 4’17”

Através de uma sucessão de imagens frenéticas, o vídeo transmite um estado de angústia e ansiedade perante um futuro incerto. Imagens de anomalias gravitacionais e catástrofes naturais tais como cheias, inundações e ondas gigantescas recorrentes, alternam com multidões descontroladas numa corrida contra o tempo. Por vezes, a fuga desenfreada quase se transforma numa dança ou numa luta que, no entanto, não permite fugir-se a um destino inevitável. Utilizando uma linguagem não-narrativa, o fluxo de imagens tenta evocar impressões caóticas e perturbadoras, num estado de apneia sufocante, uma metáfora para um sentimento comum de incerteza e angústia em que vivemos o nosso tempo.
Trailer: Dispnea
» Gone Soul. João Estrada. Portugal. Vídeo-Música. 2023. 4’57”

Uma Mulher regressa a um templo antigo, assombrada por encarnações vivas das suas próprias memórias, umas mais conscientes do que outras. Todas elas, passadas e presentes, unem-se num cântico acerca do que outrora tiveram e agora perderam.
» Great Sale Wood. Michaela Davis. Reino Unido. Animação, Documentário, Experimental. 2024. 2’02”

Uma curta-metragem de animação, produzida através o processo sustentável da cianotipia, inclui mais de 2800 fotogramas impressos manualmente. Filmado perto de um lago em Londres, o filme explora temas ecológicos e a crise climática. Um estudo de beleza interligada na natureza, o filme tem uma banda sonora que inclui gravações de áudio do lago manipuladas digitalmente.
» My Earth. Kim Jae Joon. República da Coreia. Animação, Experimental. 2024. 3’49

Era uma vez no universo uma forma alternativa de vida que se formou e nasceu uma nova vida.
» Odociaba, Clara Campos, Bianca Bomfim, Brasil, Experimental, 2023, 3’30”

Odociaba é uma experiência sensorial e espiritual que procura despertar emoções, reflexões e ligações entre a humanidade e o significado das águas. Mediante uma aproximação poética, o filme leva-nos a uma viagem transcendental através dos elementos primordiais da vida: água e alma.
» Sueño finlandés y paranoico (Finnish and paranoid dream), Jimena Aguilar , Argentina, Ficção, Animação Experimental, 2024, 7′

Como falar-se sobre o futuro quando parece não haver futuro? Talvez tudo tenha explodido e apenas permaneça uma voz repleta de imagens que fluem. O que é tudo isto? O futuro? Um prólogo do futuro?
Trailer: Sueño finlandés y paranoico
» Trees on Sand, Minhyeong Kil, República da Coreia, Experimental, 2024, 5’52”

O contorno da luz que penetra pelas árvores e a textura da areia que passa através delas.
» War on humans. Cristian Tapies. Chile. Animação, Experimental. 2023. 5’16”

Júpiter e Saturno viajam num alinhamento nunca visto em quatrocentos anos. O presidente do Chile declara guerra a um inimigo poderoso e a pandemia de covid-19 ceifa milhares de vidas humanas, saturando o sistema a uma escala global. Estalam revoltas populares nas ruas em todo o mundo e a repressão aumenta. Nesta moral de senhores e escravos, estamos a travar uma guerra suicida contra a natureza, que irreversivelmente se voltará contra nós.