A oficina promove a sensibilização e capacitação de profissionais do cinema, da comunidade CineEco e da população local para práticas mais sustentáveis no audiovisual, focando-se no green production e dotando os participantes de ferramentas e planos concretos para integrarem a sustentabilidade em todas as fases dos seus futuros projetos.
Dinamizado por Rita Lacerda
Rita Lacerda é licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa e trabalhou a comunicação na área académica, institucional, empresarial, cultural e artística. Após vários anos de experiência em produção de publicidade, longas e curtas-metragens, séries de televisão e documentários, certificou-se em Gestão Sustentável de Produção Audiovisual pela Universidade Lusófona em parceria com a Stuttgart Media University e a Portugal Film Commission. Atualmente, trabalha em consultoria audiovisual na empresa Légua e desempenha funções de Green Consultant (consultora de sustentabilidade) para cinema, televisão e publicidade, colaborando com diversas Produtoras para a adoção de práticas mais sustentáveis. É Vice-Presidente da Associação de Green Consultants Portugal e tem sido oradora em diversos eventos nacionais e internacionais ligados à sustentabilidade no setor criativo. Leciona cursos de formação e oficinas sobre práticas sustentáveis no audiovisual, tanto em contexto académico como profissional. Recentemente, foi docente convidada para a Residência “Green Production – Sustainability in Film and Audiovisual Media” na Baltic Film, Media and Arts School da Universidade de Talin, na Estónia, e para o Workshop “Sustentabilidade no Cinema e Audiovisual” na ETIC – Escola de Tecnologia, Inovação e Criação, em Lisboa.
INSCRIÇÕES:
São obrigatórias e devem ser realizadas por:
- email: cineeco@cm-seia.pt
- telefone: 238310293
Público-alvo
Produtores, realizadores, técnicos, estudantes e outros profissionais do setor do cinema e audiovisual.
Objetivo
Capacitar os participantes a integrar práticas sustentáveis nos seus projetos futuros, com métricas reais e planos aplicáveis.
Conteúdos
– Princípios de Green Production: contexto nacional e internacional (ex.: EcoProd, Albert…);
– Fases da sustentabilidade na produção: desenvolvimento, pré-produção, filmagens, pós-produção e distribuição;
Ferramentas práticas
– Checklist “GREEN” (adaptado à realidade nacional) com medidas sociais, económicas e ambientais;
– Modelo de plano de sustentabilidade;
– Cálculo de pegada de carbono audiovisual (introdução ligeira a ferramentas de medição como a Carbon Clap);
– Estratégias de mitigação e compensação (casos reais);
Dinâmica de grupo
– Elaboração rápida de um miniplano de sustentabilidade para uma curta de ficção a filmar na Serra da Estrela;
– Partilha de boas práticas e debate/espaço para questões (pode incluir um(a) convidado(a) com experiência em filmagens sustentáveis).
Resultados esperados
– Capacitação prática de profissionais do setor do cinema e do audiovisual;