Cláudia Marques Santos é uma jornalista freelancer sediada em Lisboa, com trabalhos publicados – nas áreas da cultura e da investigação – no Observador, Público, Expresso, Diário de Notícias, Visão e LER. É presidente do Projeto Inocência em Portugal, que investiga jornalisticamente casos de pessoas que possam ter sido erradamente condenadas em tribunal, e integrou o primeiro consórcio português de jornalistas, que investigou o discurso de ódio online das forças policiais portuguesas. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Gabriel García Márquez e do Pulitzer Center, foi finalista do European Press Prize 2024 na categoria de Investigação. É docente de jornalismo cultural na Universidade Nova de Lisboa e de redação jornalística, hermenêutica e semiótica na Universidade Lusófona.
Daniel Oliveira é doutorando em Media Artes e mestre em cinema pela Universidade da Beira Interior. Atuando como crítico desde 2004, é filiado à Associação Brasileira (Abraccine), à Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), e é membro votante do Globo de Ouro desde 2023. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em História da Cultura e da Arte pela mesma instituição, e pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV, pelo Humber Institute, de Toronto. Em Portugal, colaborou no júri de programação do festival Porto Femme, integra a equipe de programadores do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela e atua como tradutor e copywriter para os festivais Curtas Vila do Conde e Porto/Post/Doc. No Brasil, foi freelancer para veículos como O Estado de S. Paulo, revistas SET e Teorema e, entre 2012 e 2018, foi repórter e crítico do jornal O Tempo.
Radialista, jornalista, divulgador e programador de cinema. Coordena e apresenta, desde 2005, o CINEMAX, um canal dedicado à atualidade e programação de cinema, online, com emissão na rádio Antena 1 e sessões de curtas-metragens no canal televisivo RTP2. Organiza, programa e apresenta o Shortcutz Ovar e integra a equipa de curadores do CineEco. Durante duas décadas escreveu regularmente na revista Visão, no Jornal de Notícias e na revista digital Metropolis. Gosta de acreditar que o cinema é maior que a vida, esperando que a realidade se torne mais surpreendente.
a nossa newsletter…
…e mantenha-se a par
das últimas novidades.