ORADORES

— 12 Outubro 2019 —

Painel I: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO CINEMA | EDUCAR PARA O TERRITÓRIO
Moderador: Francisco Teixeira
, Agência Portuguesa do Ambiente (APA)

Francisco Teixeira, Diretor do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente.

Francisco Teixeira integra o grupo de trabalho (GT) de Educação Ambiental para a Sustentabilidade que acompanha a cooperação entre as tutelas da Educação e Ambiente. Formado em Filosofia, com a componente letiva do mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente, acumulou uma vasta experiência profissional como docente de Ética, Sensibilização e Interpretação Ambiental na Pós Graduação de Eco-turismo do ISLA, em instituições como a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Instituto da Juventude, o IPAMB/Instituto Ambiente, tendo sido também coordenador do GT de desenvolvimento da ENEA2020 e Subdiretor dos Cadernos de Educação Ambiental. É cofundador da Sociedade de Ética Ambiental, integrou a Direção Nacional da Liga para a Proteção da Natureza e desde 1999 que publica livros nos domínios da sensibilização, educação, formação e ética ambiental, destacando-se o mais recente: “Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade” (2018).

Eleonora Izunsa de Pech, membro da Direção da GFN – Green Film Network e Co-Diretora do Festival de Cinema Ambiental Cinema Planeta, México

Trabalhou no sistema de rádio e televisão da Morelense desde 1988 como escritora, produtora e apresentadora de vários programas de rádio e televisão. Em 2009, co-fundou o Cinema Planeta, o Festival Internacional de Cinema e Meio Ambiente do México, que co-dirige desde então. De 2011 a 2013, foi responsável da seção de cinema do jornal TVC Ambiental.
É fundadora e desde 2015, membro da direção da Green Film Network (Rede Mundial de Festivais de Cinema e Meio Ambiente) e pertence ao Seminário de Cultura do México, delegação de Cuernavaca. Desde 2010, tem sido jurada de festivais de cinema e meio ambiente na França, Itália, Brasil, Croácia e Portugal. Em 2016, ela co-produziu a sua primeira longa-metragem, Nahui Ollin, Sol de Movimento e a curta “Mar Incendiado”.
Faz parte da Aliança para um México sem plástico, grupos com os quais foi possível proibir plástico, unicel, palhas e bolsas em 24 estados do país até hoje.

Jon Bowermaster, Escritor, cineasta e aventureiro, EUA

Escritor, cineasta e aventureiro, Jon é seis vezes donatário do Conselho Nacional de Expedições Geográficas. Um dos “Heróis do Oceano” da Sociedade, a sua primeira missão na National Geographic Magazine foi documentar uma travessia de 3.741 milhas da Antártica com trenós puxados por cães.
Jon escreveu onze livros e produziu / dirigiu mais de trinta documentários. Os seus documentários incluem: “Caro Presidente Obama”, “Antártica, no limite”, “Depois do derramamento” e “Frota fantasma”. (Oceans8films.com)
O seu projeto Oceans 8, patrocinado pela National Geographic, levou-o e à sua equipa ao redor do mundo de caiaque marítimo ao longo de dez anos (1999-2008), trazendo histórias das Ilhas Aleutas para a Polinésia Francesa, Gabão para Tasmânia e mais, reportando sobre como o único oceano do planeta e as suas várias costas se encontram, num mundo agitado de hoje.
Jon mora no Hudson Valley, em Nova York. É Presidente da One Ocean Media Foundation e Presidente do Conselho Consultivo de Aventureiros e Cientistas para a Conservação.
Nos últimos anos, Jon e a sua equipa da One Ocean Media Foundation / Oceans 8 Films concentraram-se numa série de curtas-metragens sobre os riscos ambientais e as esperanças do Hudson River Valley, o berço do movimento ambiental americano. (hudsonriverstories.com)
Jon é professor visitante no Bard College, no Departamento de Meio Ambiente e Estudos Urbanos; sintonize seu programa semanal de rádio / podcast, ‘The Green Radio Hour with Jon Bowermaster’, em radiokingston.org.

Bruno Manique, Presidente da Centro Portugal Film Comission, Portugal

Licenciado em engenharia de Segurança e Saúde no Trabalho. Certificado pela Association Fim Commissioner International University, dos EUA, como Film Commissioner. Teve o seu primeiro contacto com o mundo da sétima arte, no extinto Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz (Portugal), nos anos 80. De 2014 a 2018 foi diretor no Festival de Cinema, Figueira Film Art. Num outro projeto, foi produtor e ator no filme “Por onde escapam as palavras”. É membro do júri de 3 festivais de cinema, Shortcutz, Mobile Film Festival e Art&Tur e, desde finais de 2017, e é Presidente da Centro Portugal Film Commission.

Norberto Santos, Coordenador do Grupo Turismo, Património e Território – CEGOT, Universidade de Coimbra, Portugal

Professor de Geografia e Catedrático da Universidade de Coimbra. É coordenador do Grupo de investigação do CEGOT Turismo, Património e Território. É gestor da Cátedra Unesco Unitwin (Paris 1 Sorbonne Phantéon) de Turismo Cultural e Desenvolvimento. É Diretor do Doutoramento em Turismo, Património e Território da Universidade de Coimbra. Publicou 50 artigos em revistas especializadas e 30 trabalhos em atas de eventos, possui 42 capítulos de livros e 10 livros publicados. Orientou 14 teses de doutoramento e 50 dissertações de mestrado nas áreas de Geografia Económica e Social, Turismo e Geografia Urbana. Na sua produção científica e tecnológica debruça-se sobre Turismo, Desenvolvimento, Património, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Local, Gastronomia, Lazer e Cidades.

Painel II: O PAPEL DAS NOVAS GERAÇÕES NAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS/EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
Moderadora: Helena Freitas
, Cátedra Unesco em Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.

Helena Freitas, Cátedra Unesco em Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.

Formada em biologia, doutorou-se posteriormente em Ecologia, na especialidade de Taxonomia e Ecologia Vegetal pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Enquanto professora catedrática, lecionou nos departamentos de botânica da universidade de Coimbra e ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e tecnologias da mesma universidade, onde assumiu a direção do Centro de Ecologia Funcional e a Cátedra da Unesco para a Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Entre 99 e 02 assumiu a presidência da Liga para a Proteção da Natureza, à qual se seguia a presidência da Sociedade Portuguesa de Ecologia e Vice-Presidência da Federação Europeia de Ecologia. Autora de várias obras na temática da botânica e da ecologia, é presença assídua no jornal o público com artigos de opinião. NO XXI Governo Constitucional de Portugal integrou a coordenação da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, com estatuto equivalente ao de subsecretária de Estado.

Bárbara Veiga, Fotógrafa, Filmmaker ativista, autora do livro “7 anos, em 7 mares”, Brasil

Barbara Veiga é fotógrafa, documentarista e performer com experiência de atuação em mais de 80 países. Apaixonada pelo meio ambiente e as artes, uniu o jornalismo à fotografia e posteriormente ao audiovisual em parceria com organizações mundiais como Greenpeace, Sea Shepherd, Amazon Watch e Avaaz. Fez uma serie de videorreportagens pela Rede Globo, além de ter seus registros publicados em veículos como o site da BBC, matérias pelo The Guardian, The Los Angeles Times, The Australian e Vanity Fair. Através da fotografia foi premiada pela National Geographic pelo trabalho “Pelo Homem, Pela Natureza”, exposto em Paris, no Jardin des Plantes (2011), além de Cannes, neste mesmo ano, durante o Festival de Cinema. É autora do livro “Sete Anos em Sete Mares”, Cofundadora do Movimento Liga das Mulheres Pelos Oceanos e faz performances artísticas para dar voz aos oceanos.

Paula Sobral, MARE-NOVA, Fundadora e Presidente da Associação Portuguesa de Lixo Marinho, Portugal

Paula Sobral – Bióloga, Professora da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do MARE. Desenvolve investigação em microplásticos e lixo marinho desde 2008 estudando a sua distribuição, abundância, e também os impactos nos organismos marinhos tendo participado em diversos projectos nacionais e internacionais. Fundadora e Presidente da APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho desenvolve paralelamente atividades de divulgação e comunicação de ciência à sociedade.

Francisco Ferreira, Professor na FCT-NOVA e Presidente da Associação Ambientalista Zero, Portugal

Francisco Ferreira é professor associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e investigador do CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade). É licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT-NOVA, mestre por Virginia Tech nos EUA e doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Tem um significativo conjunto de publicações nas áreas da qualidade do ar, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável. Foi Presidente da Quercus de 1996 a 2001 e Vice-Presidente entre 2007 e 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é o Presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente com atividade nacional.

Timothy Bouldry, Fotógrafo, EUA

Timothy Bouldry fotografa, explora e educa as pessoas sobre a atividade nas lixeiras a céu aberto e as comunidades que vivem nelas. Trabalha com ativistas, cientistas, ambientalistas e humanitários para ajudar a criar casos para os poderes governamentais entenderem as mudanças que esses locais precisam. Atualmente, reside entre os EUA e a Nicarágua, onde está a fotografar e a executar programas de bolsas para crianças que moram nessas lixeiras. Saiba mais em: www.TimothyBouldry.com e www.ISWAkids.com