RUMORES DO MUNDO: PESSOAS, LUGARES, OUTROS OLHARES

10 outubro a 30 novembro
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Galerias
Abertura: 10 de outubro _ sábado _ 17h00

O elevado número dos trabalhos, a diversidade de informação e a qualidade estética dos trabalhos submetidos à presente edição do Concurso (2019) aconselha que se dê o devido destaque a um conjunto de imagens representativas do amplo universo imagético em que se transformou o Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras.
Ao privilegiar as pessoas e os lugares, a mostra dá a devida visibilidade a dois núcleos estruturantes dum discurso expositivo que faculta uma viagem a recônditos territórios e paisagens naturais e humanas dispersas por diferentes continentes.

 

DE TELA A TELA, CINEVIAGENS

10 outubro a 30 novembro
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Galerias
Abertura: 10 de outubro _ sábado _ 17h00

 A ideia para esta exposição está ancorada na atividade de Elsa Cerqueira, ao longo de mais de uma década no Cineclube de Amarante, no Clube de Cinema, no Plano Nacional de Cinema da Escola Secundária de Amarante e, no último triénio, na Filosofia com Cinema para Crianças. Desafiou 44 artistas a fruírem um filme de animação proposto por si e a criarem uma obra. As obras expostas, segundo uma diversidade de técnicas, percorrem a animação portuguesa e estrangeira.

HUGO SIMÕES: FINDING A PLACE TO LAND
10 outubro _ sábado _ 18h00
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Auditório

Finding a Place to Land é um título que pretende ser o fio condutor para a construção de um objecto artístico unitário, um ponto de partida onde a música e a imagem se fundem em poesia transdisciplinar de forma a despertar consciências para as fragilidades do mundo contemporâneo.
Nesta performance, enquanto são executadas obras de música contemporânea para guitarra e electrónica, são projectadas imagens e vídeos, combinados com efeitos predefinidos - de acordo com a evolução do discurso musical – para emocionar, fazer as pessoas pensarem e sensibilizar o público para duas questões-chave no nosso mundo contemporâneo: a crise climática e o problema dos refugiados.

Repertório
Steve Reich
Bruno Maderna
Natasha Barrett
Andrew Staniland

Parceria C.M. Seia / Festival DME

_Concerto de abertura do CineEco 2020_

DEPOIS DA TEMPESTADE _ PEDRO E OS LOBOS
10 outubro _ sábado _ 21h30
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Cineteatro

Editado a 7 de Fevereiro, é um disco que retrata os tempos que vivemos e que aponta caminhos. Depois da Tempestade, é tempo de união, de reconstrução, de solidariedade, é tempo de nos tornarmos mais humanos e acreditarmos que o todo é maior que a soma das partes. Esta é a mensagem, esta é a direção deste disco.
Musicalmente inspirado pelos grandes clássicos americanos, que vão de Bruce Springsteen, Bob Dylan, R.E.M. ou Neil Young, este é um disco recheado de paisagens sonoras que nos fazem viajar por espaços amplos, que nos contam histórias inspiradoras de gente normal, do dia a dia, quase sempre esquecida.
Neste disco os heróis são as pessoas que se levantam com o nascer do sol e enfrentam uma vida de trabalho duro a troco de um salário miserável e que mesmo assim sonham uma vida melhor para si e para todos. As vitórias e as derrotas, os momentos simples que se tornam especiais, os amigos, os amores e os desencontros, mas sobretudo o direito de continuar a sonhar que este pode ser um local melhor.
Depois da tempestade “é um disco 100% orgânico, de partilha musical, criado na garagem e tocado ao vivo no estúdio.

Nelson Correia - Voz e Guitarra
Pedro Galhoz - Guitarra
João Monteiro - Baixo
Rui Freire - Bateria

A entrada é gratuita, mas os lugares são marcados. É necessário levantar bilhete previamente. Bilhetes podem ser levantados até à hora do espetáculo na bilheteira da Casa Municipal da Cultura de Seia no horário das 10h às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “PLASTICUS MARITIMUS, UMA ESPÉCIE INVASORA”

14 outubro _ quarta-feira _ 17h00
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Auditório

De Ana Pêgo (Autora), Isabel Minhós Martins (Autora) e Bernardo P. Carvalho (Ilustração).

Este livro contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança. A apresentação inclui, a exibição de microanimações, produzidas a partir das ilustrações do livro.
A apresentação inclui, a exibição de "microanimações" realizadas com fragmentos e objetos de plástico encontrados na praia.

 

17 outubro _ sábado _ 17h00
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Cineteatro

Cerimónia de entrega de prémios

ECO TALK - Festivais de Cinema! E agora?

11 outubro _ domingo _ 17h00
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Auditório

Nesta situação inesperada de pandemia e com as restrições impostas, tendo em vista a Saúde Pública, como é que os festivais se estão a organizar de forma a dar continuidade às suas edições e atividades? Para além disso, os festivais de cinema ganharam uma função extra nos últimos anos, como uma ferramenta importante na luta contra o streaming. Muito embora os festivais se afirmem como pontos de encontro e de diálogo, será que atualmente as exibições em plataformas online estarão a retirar a essência dos eventos?

Moderador: Mário Branquinho, membro da direção do CineEco
Oradores: Ilda Santiago, Diretora do Festival de Cinema do Rio (Brasil) e Fernando Vasquez, - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, Espinho.

| Transmissão simultânea no canal do Facebook do Festival. |

 

ECO TALK - Film Commissions - Cinema e territórios

12 outubro _ segunda-feira _ 17h00
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Auditório

As Film Commissions são entidades que utilizam espaços naturais como cenários de filmes, de forma a promover os territórios e a captar financiamentos para as regiões. Para esta indústria, o atrativo consiste na redução de custos das produções ao evitar a construção de cenários artificiais e no maior realismo que pode ser conferido aos filmes. Estas filmagens, além dos benefícios económicos que geram, são oportunidades para promover as riquezas naturais da região.

Moderador: Bruno Manique, Film Commission do Centro, CineEco
Oradores: João Paulo Macedo, Bando à Parte e Minho Film Commission e Manuel Claro, Portugal Film Commission.

| Transmissão simultânea no canal do Facebook do Festival. |

 

ECO TALK - As novas tecnologias e a Educação Ambiental

13 outubro _ terça-feira _ 17h00
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Auditório

As novas tecnologias cada vez mais ocupam um papel preponderante na educação dos mais novos. Redes Sociais, Imagem e Vídeo, Mensagens Instantâneas fazem parte do léxico dos jovens dos dias de hoje. Atualmente e em situação de Pandemia fomos todos atirados para o mundo digital passando a educação a ter que fazer parte desta nova forma de comunicação e de estarmos juntos. Também a Educação Ambiental se está a adaptar a esta nova forma de estar. Qual será o caminho?

Moderador: Nuno Barros, Lipor
Oradores: Emanuel Monteiro, serviço educativo LIPOR e Filipa Fernandes, Pavilhão da Água, Aquaporto (Porto)

| Transmissão simultânea no canal do Facebook do Festival. |

 

ECO TALK - Cinema com escolas e novos públicos

15 outubro _ quinta-feira _ 17h00
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Auditório

A importância da função educativa na área do cinema contribui para estimular o gosto pelas obras cinematográficas e audiovisuais e para uma consequente criação de novos públicos. Neste âmbito, o Plano Nacional de Cinema é uma ferramenta de promoção da literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar. Será que os festivais contribuem, também, para a aproximação do cinema às comunidades escolares?

Moderador: Rúben Sevivas, UBI, CineEco
Oradores: Paulo Cunha, UBI e Curtas de Vila do Conde e Camilo Cavalcante, realizador de Pernambuco.

| Transmissão simultânea no canal do Facebook do Festival. |

 

ECO TALK - Cinema e Televisão

16 outubro _ sexta-feira _ 17h00
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Auditório

Qual é a melhor forma de entretenimento? A televisão ou o cinema? Um substitui o outro? Porque importa falar das interligações e diferenças nestas áreas, é relevante a discussão sobre esta convivência, para lá da plateia, ao encontro de novos públicos.

Moderador: Tiago Alves, jornalista, Cinemax RTP e Antena 1, CineEco
Oradores: Susanna Lira, cineasta brasileira e Pandora da Cunha Telles, produtora Ukbar Filmes.

| Transmissão simultânea no canal do Facebook do Festival. |