JÚRI 2020
JURI DA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL CURTAS E DE SÉRIES E REPORTAGENS TELEVISIVAS
Nuno Barros _ Portugal, Biólogo, Lipor / Biologist , Lipor, Portugal
Licenciado em Biologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em 1996, tem estado sempre ligado, na maior parte da sua vida profissional, ao Ambiente e à sustentabilidade. Depois de ter começado a trabalhar em gestão de populações piscícolas, ingressou na Lipor onde iniciou o seu percurso na área da Educação e Sensibilização Ambiental.
Mais tarde criou e coordenou o Gabinete de Sustentabilidade da Lipor, implementando projetos de Agenda 21 Local, projetos de Sustentabilidade e projetos na área da Responsabilidade Social, nomeadamente a implementação da norma SA8000.
Foi professor na Escola Superior de Ciências e Tecnologias da Saúde, do Politécnico do Porto, onde lecionou Gestão de Resíduos.
Esteve durante quatro anos nos Estados Unidos onde trabalhou no “Houston Museum of Natural Science” e no “Museum of Fine Arts, Houston” nas áreas de formação, apoio educativo e acompanhamento ao visitante. Regressou à Lipor em 2014, integrando, atualmente, a Unidade de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade, onde é responsável pela gestão dos suportes de comunicação, interna e externa.
Regina Babo _Portugal, Professora na Escola Secundária de Seia
Regina Babo, licenciada pela Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade do Porto (Especialização em Treino de Alto Rendimento, na modalidade Atletismo), é Professora de Educação Física e Desporto, há 35 anos, na Escola Secundária de Seia. Enquanto atleta, foi desportista durante 13 épocas (1974 1987), representando: a seleção nacional, o Sport Lisboa e Benfica, o Futebol Clube do Porto e o Santa Clara de Coimbra, entre outros. Foi treinadora de atletismo durante 19 épocas (2000 2019). Desde sempre tem manifestado interesse e participado em diversas atividades no âmbito da temática ambiental.
Francisco Mesquita _Portugal, professor universitário e performer
Francisco Mesquita é pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Arte, da Universidade de São Paulo, Doutor e Mestre, pela Universidade do Minho, e Licenciado em Engenharia Publicitária, pela Universidade Fernando Pessoa.
É docente e pesquisador na Universidade Fernando Pessoa, lecionando Publicidade, Design, Criatividade e Inovação, aos cursos de Graduação e de Mestrado, sendo também Coordenador da Pós-Graduação em Marketing, Publicidade e Design para PME’s.
Tem vários livros publicados, entre eles “Admirável Moda Sustentável vestindo um mundo novo”, em co-autoria com Madeleine Muller. Tem vários artigos publicados e palestras.
Co-autor de duas patentes sobre o cartaz que muda de cor, mediante determinadas condições ambientais, através da utilização de materiais inteligentes.
Utiliza estes materiais inteligentes na produção de obras de arte visuais interativas, que incorporam a dimensão temporal, situando se entre a fotografia e o cinema. Tem exposto com regularidade a sua obra artística.
Desenvolve a atividade de designer gráfico.
JURI DA COMPETIÇÃO LONGAS E CURTAS LINGUA PORTUGUESA E PANORAMA REGIONAL
Léa Teixeira _ Brasil, Diretora do FESTin Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa
É formada em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade de Brasília. Atualmente vive em Lisboa e é Diretora Geral do FESTin Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa desde 2010. Nessa qualidade, tem se dedicado à divulgação e promoção do cinema dos países lusófonos, como curadora, assessora de imprensa, jurada, palestrante e dando formação na área de produção de eventos em diversos Festivais.
Através do FESTin tem apresentado várias mostras de cinema em língua portuguesa pelos quatro cantos do mundo, nomeadamente em Timor Leste, Singapu ra, Itália, Alemanha, Tunísia, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné, Cuba, Brasil e República de São Domingos. Por esse trabalho agraciada com o Prémio de personalidade da Lusofonia de 2019, nas áreas de Teatro e Cinema.
Hamilton Trindade _ São Tomé e Príncipe, Diretor do São Tomé Festfilm
Hamilton Trindade, nasceu em São Tomé e Príncipe em 1983 e veio estudar para Aveiro, Portugal, em 2005 onde concluiu o curso de Técnico de Produção Agrária e se licenciou em Novas Tecnologias da Comunicação, (Universidade de Aveiro).
Participou em projetos sociais de televisão vocacionado para a comunidade universitária e produziu e realizou a sua primeira curta metragem (Ibéria), em coletivo.
É presidente da ASSECOM-CA (Associação Santomense de Entretenimento e Comunicação Multimédia, Cultural e Artístico) desde a sua criação em 2011. Integra a equipa de produção do Cine Teatro de Estarreja, como responsável de projeção de filmes. Criou em 2014 o Festival Internacional de Cinema de São Tomé e Príncipe (SÃO TOMÉ FESTFILM) by ASSECOM-CA, com o objetivo de potenciar a criação fílmica em São Tomé e Príncipe e de colocar o País na rota do cinema mundial. Foi membro de júri em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais. Em 2017 realizou o seu primeiro documentário “Sonho Longínquo no Equador”.
Anabela Sardo _ Portugal, ESTH – Seia / IPG
Anabela (Oliveira da Naia) Sardo é professora da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnica da Guarda, Portugal. É doutora em Literatura Portuguesa, mestre em Estudos Portugueses e licenciada em Ensino de Português e Francês. Foi docente do Ensino Secundário de 1986 até 1991, altura em que ingressou no Ensino Superior Politécnico, tendo começado a lecionar na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e, a partir de 2000, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria. Foi, desde 2009, Diretora dessa Escola, cargo que exerceu até janeiro de 2015. Faz parte do Conselho Técnico-científico da Escola desde 2002, estando a desempenhar o 3.º mandato como presidente deste órgão. Faz parte do Conselho Pedagógico da ESTH, tendo sido presidente do órgão durante dois mandatos. Pertenceu ao Conselho Geral do IPG de 2008 a 2016. É membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento do Interior (UDI) e fez parte da equipa fundadora do “Observatório de Turismo da Serra da Estrela”, com sede na ESTH/IPG. Foi também sócia fundadora da AICL - Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, tendo pertencido à Comissão Científica Permanente desta associação desde 2013 (triénios 2013 – 15 e 15 – 17). Para além da investigação que tem vindo a realizar na área da Literatura Portuguesa, especificamente acerca da obra da escritora Ana Teresa Pereira, também faz pesquisa ao nível da área da Cultura Portuguesa, no âmbito do denominado Turismo Cultural e Literário. O cinema é o seu passatempo predileto, acompanhando o CineEco desde o seu começo.
JURI DA JUVENTUDE
António Babo Rodrigues
Atleta de Alta Competição na modalidade de Atletismo. Representou a Seleção Nacional, contando com 15 Internacionalizações em Campeonatos do Mundo, da Europa, Iberoamericanos e Taças da Europa.
Representou, durante dez anos, o Sporting Clube de Portugal, três anos o Sport Lisboa e Benfica e, atualmente, o Centro de Atletismo de Seia, clube onde se iniciou e obteve o título de Vice Campeão da Europa de Juvenis. 15 títulos de Campeão Nacional em diversas disciplinas do Atletismo, Prémio de Mérito Desportivo (Município de Seia) e Prémio Aluno (Gabinete Nacional do Desporto Escolar).
O contacto com a serra da Estrela e o envolvimento com a natureza, desde muito cedo, sensibilizaram-no para questões relativas à preservação ambiental.
Rafaela Tenreiro Saraiva
Rafaela Tenreiro Saraiva, é natural de Seia, onde nasceu e foi criada desde 1992. Licenciou se em Direito na Universidade Católica do Porto, onde mais tarde se veio a tornar Mestre na mesma área e Pós-Graduada em Direito dos Valores Mobiliários e Direito Financeiro, pela mesm a instituição de ensino. Atualmente, exerce a sua profissão em prática individual na cidade de Seia, onde é também sócia gerente da empresa de materiais de construção Carlos Saraiva & Companhia Lda, praticando as funções inerentes a esse cargo.
Margarida Cardoso
Margarida Cardoso é doutoranda em Etnomusicologia na Universidade de Aveiro e membro do INET-md, da mesma universidade. É autora de diversas publicações como O Oboísta e a Palheta Dupla (AVA Musical Editions) ou José dos Santos Pinto: retrato de um músico profissional durante o Estado Novo (Edições Colibri). Lecionou História da Música no Colégio de São Teotónio (Coimbra), Conservatório Regional de Coimbra e na Escola Profissional da Serra da Estrela (Seia). Foi fundadora da Associação Culturxis (Coimbra), correspondente do Jornal Notícias da Beira e membro da DaCapo Revista Musical Portuguesa. Atualmente é Tesoureira da Associação de Arte e Imagem de Seia, onde participa na programação e organização de várias iniciativas culturais.
Gabriel Batista
Gabriel Costa Batista é aluno na Escola Secundária de Seia. Durante o seu percurso na Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, de 2013 a 2018, foi distinguido com prémios de mérito escolar atribuídos pelo Município de Seia, melhor aluno do 2º ciclo, entregue em 2016, e melhor aluno do 3º ciclo, entregue em 2019. Frequentou o Conservatório de Música de Seia, de 2012 a 2018, e obteve o 5º grau, praticando guitarra clássica, com distinção de mérito em 2017, conferido pelo Município de Seia. Foi apresentador da cerimónia de “Miúdos a Votos”, concurso da Visão Júnior, na sua 1ª edição, no ano letivo 2016/2017. Participou no Clube de Teatro da Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho e no IX Curso de Iniciação ao Participou no Clube de Teatro da Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho e no IX Curso de Iniciação ao Teatro, promovidoTeatro, promovido pela Casa Municipal da Cultura de Seia.pela Casa Municipal da Cultura de Seia.
Maria Tavares
Maria Tavares nasceu a 17/02/2003 na Guarda. Reside no concelho de Seia, onde tem feito todo o seu percurso escolar. Presentemente encontra se no 12º ano, no curso de Línguas e Humanidades no Agrupamento de Escolas de Seia. É sensível a causas ambientais e sociais e é apreciadora de documentários sobre essas temáticas. Foi a escola e os seus professores que despertaram a curiosidade para esses problemas inquietantes. Algumas disciplinas do currículo escolar têm favorecido este crescente despertar, como a Geografia. Futuramente, tem planos de continuar a estudar para tirar o curso de Direito e, de algum modo, vir a realizar o sonho de contribuir para a construção de um mundo melhor.
Carlos Besser, DJ Internacional
Carlos Besser é da Serra da Estrela, tem 25 anos e 8 de carreira, como DJ Internacional.
Já atuou de norte a sul do País, incluindo arquipélago dos Açores por três vezes consecutivas.
O seu percurso destaca-se pelas suas atuações em discotecas, festivais, festas universitárias, festas municipais e bailes de finalistas.
A sua experiência no dance floor conta com participação simultânea em três clubs da região, Gouveia, Mangualde e Viseu. O seu maior publico até hoje foram 5.000 pessoas na maior praia artificial da Europa - Live Beach. No seu currículo conta com o lançamento de dois originais de produção própria, com os quais alcançou destaque nos Tops da ClubdjPortugal, a somar a outros prémios de carreira em 2016, 2018 e 2019, do Top New Djs & Producers do ClubDjPortugal. O ponto mais alto da sua carreira, foi em 2019, com a participação numa tour na Indonésia, no continente Asiático.
É apaixonado pelas artes e pela natureza.