Nuno Barros, Lipor

Licenciado em Biologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em 1996, tem estado, na maior parte da sua vida profissional, ligado ao Ambiente e à Sustentabilidade.

Durante vários anos esteve ligado às áreas da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade Corporativa, tendo desenvolvido projetos em várias áreas, nomeadamente a Agenda 21 e a SA8000.
Esteve durante quatro anos nos Estados Unidos onde trabalhou no “Houston Museum of Natural Science” e no “Museum of Fine Arts, Houston” nas áreas de formação, apoio educativo e acompanhamento ao visitante.
Regressou à Lipor em 2014, integrando, atualmente, a Unidade de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade, onde é responsável pela gestão dos suportes de comunicação, interna e externa e onde continua a desenvolver projetos de Responsabilidade Social.

 

 

Rita Saldanha, Jornalista e realizadora de documentários, Lisboa, PT

Rita Saldanha é jornalista há 30 anos. O seu percurso começa no jornal ‘A Capital’, passa pelo Correio da Manhã Radio, entra para a RTP em 1992. Na informação diária especializa-se em política nacional, mas em 1996, propõe um programa de ambiente na RTP, o ‘7 Graus Oeste’, a que se segue o ‘Repórteres da Terra’, e o ‘Bombordo’. ‘Escrava de Pedra’ sobre as pedreiras no Parque Natural da Arrábida, é a sua primeira Grande Reportagem televisiva. ‘Uivos do Mar’ retrata o exemplo de conservação dos lobos marinhos na Madeira é um dos seus documentários, ou ‘Em Nome da Terra’ uma biografia sobre Gonçalo Ribeiro Telles ,o pai da ecologia em Portugal. Estreia-se como realizadora na série documental ‘Portugal Culto e Oculto’ sobre ordens espirituais, que estende agora à série sobre história da Medicina, ‘A Arte da Cura’.

 

 

Jorge Vaz Gomes, Ator, Videoartista e Fotógrafo, Lisboa, PT

Viveu na Guarda até aos 18 anos, idade na qual ingressou num curso de Engenharia do Ambiente na Universidade Nova de Lisboa. Em 2006 estudou Realização na ETIC (Escola de Tecnologias, Inovação e Criação), em Lisboa, e mais tarde Fotografia no Ar.Co. Realizou programas de televisão e publicidade, e fez parte da equipa que fundou o Canal Q, onde trabalhou como realizador, guionista e ator. Enquanto ator trabalhou com Fernando Vendrell, António-Pedro Vasconcelos, Vicente Alves do Ó e Rita Nunes. Realizou as curtas-metragens "Sobre a mesa", 2010; "O Quarteirão", 2015; "Jean-Claude", 2016, (menção especial do júri IndieLisboa); e “mapa-esquisito" 2018, (Competição de Curtas do IndieLisboa 2018, Prémio de melhor filme Português no festival Cinenova). Está de momento a terminar a primeira longa-metragem, "Soldado Nobre", uma pesquisa sobre o bisavô que combateu na Grande Guerra, e a elaborar um Doutoramento em Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e na Universidade Sorbonne-Nouvelle.

Cristiana Giustino, Gestora e produtora cultural, Brasil

Cristiana Giustino é gestora e produtora cultural com experiência no desenvolvimento e produção de eventos e conteúdo no Brasil, Itália e Portugal. Integra as equipas de programação do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Portugal, desde 2019) e Agenda Brasil – Festival Internazionale di Cinema Brasiliano (Itália, desde 2017). Em 2020 participou do júri do 6º CineEMA - Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo (Brasil). Já atuou em variadas funções de produção em festivais, como no Brazilian Film Festival of Miami, Brazilian Film Festival of NY, Festival do Rio - Rio de Janeiro International Film Festival, MOTELX - Lisbon International Horror Film Festival e FIKE - Évora International Short Film Festival.

 

 

Joaquim Ramos Pinto, Presidente da ASPEA _ Associação Portuguesa de Educação Ambiental

Licenciado em Educação do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro; Diploma de Estudos Avançados obtido pela Universidade de Santiago de Compostela e a frequentar, atualmente, a etapa final da tese do Programa de Doutoramento em Educação Ambiental. Professor em mobilidade ao abrigo do protocolo entre o Ministério da Educação e Ministério do Ambiente, na coordenação de projetos de Educação Ambiental de âmbito nacional, Europeu e CPLP. Integrou a comissão organizadora e científica de várias jornadas, conferências e congressos de Educação Ambiental de âmbito nacional e internacional, e onde apresentou várias comunicações. Tem várias publicações em livros e revistas no âmbito de projetos e investigações que desenvolveu. Participou em várias comissões e grupos de trabalho, assim como orientou estágios, nas áreas da Educação Ambiental, Participação Social, Ecoturismo e Diversidade Cultural. Atualmente é presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

 

 

Elisa Bogalheiro, produtora audiovisual, Covilhã, PT

Elisa Bogalheiro nasceu em 1978 na cidade da Covilhã. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na variante de Inglês e Alemão, na Universidade de Coimbra. Em 2003 mudou-se para Berlim para frequentar o mestrado de Antropologia Visual e Cinema na Freie Universität. Na capital alemã exerceu diversas atividades ligadas ao jornalismo televisivo e à produção audiovisual, nomeadamente nas áreas de produção, edição e redacção de notícias para diversos meios televisivos espanhóis como correspondente na agência de notícias Europainformación. Depois de uma curta passagem pelo Panamá onde trabalhou na criação de conteúdos para televisão, regressou a Portugal no final de 2012, onde reside actualmente. Tem desenvolvido o seu trabalho entre Barcelona e Portugal, como produtora audiovisual, empreendedora cultural e jornalista, tendo-se estreado recentemente na realização cinematográfica, com um documentário criativo que se encontra em pós-produção.

JÚRI DA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS

 

Jéssica Maximino

Jéssica Maximino é natural de Seia, cresceu na serra da Estrela e é este o seu porto de abrigo de todas as vezes que precisa de energia: a natureza. Licenciada em Administração Público-privada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, frequentou a licenciatura de Direito da mesma instituição. Mestre na área da Gestão pelo ISCAC e atual aluna da pós-graduação em contratação pública do CEDIPRE. Cresceu ligada ao teatro em Seia e o facto de trabalhar na área da contratação pública na cidade de Coimbra permite-lhe ter acesso a muito do que se passa no âmbito cultural, nomeadamente, na programação do Convento São Francisco, nos diversos museus e espaços culturais da cidade, nas suas tradições e na candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

 

Hugo Freire

Formado na área de Produção Musical, Hugo Freire é fascinado pelas áreas audiovisuais e por pessoas. Motivado pelo gosto à vida, está sempre a procura de novas inspirações e conhecimento. Tem um prazer enorme em criar, gerir e participar em projetos movidos por criatividade, dedicação e sonhos. O tempo que não passa com a natureza e os outros, fá-lo em casa a explorar os mais variados interesses (design, edição, jogos, series, filmes e boa culinária). Possui experiências profissionais na área da produção, eventos, música e turismo, adquiridas pelo país fora, através da participação em musicais, concertos, gravações em estúdio, multiactividades, etc. Atualmente, encontra-se no 3º ano da Licenciatura de Gestão de Lazer e Animação Turística na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) para complementar as suas competências.

 

 

JÚRI COMP. INTERNACIONAL CURTAS-METRAGENS E DE SÉRIES E REPORTAGENS TV

 

Inês Bernardo

Inês Veiga Bernardo, 24 anos, natural de Gouveia, é estudante de Comunicação e Relações Públicas no Instituto Politécnico da Guarda. Fez diversos trabalhos de fotografia e vídeo e é membro do Escola Velha Teatro de Gouveia enquanto atriz, produtora e membro do concelho fiscal do grupo. Ultimamente, tem realizado trabalhos na área da sonoplastia.

 

Diogo Pereira

Diogo Aires Pereira, nascido a 06 de março de 1994, senense e filho de pais senenses, realizou o seu percurso estudantil na sua cidade até ao 12º ano. Licenciou-se em Gestão de Empresas no Instituto Politécnico de Viseu, realizou estágio profissional em Inglaterra e hoje integra uma equipa dinâmica na BLC3, em Lagares da Beira. O prazer do CINEMA revelou-se desde muito cedo na sua vida e considera que não há ARTE como a 7ª.

 

 

JÚRI COMP. LONGAS E CURTAS-METRAGENS LÍNGUA PORTUGUESA E PANORAMA REGIONAL

 

Carolina Ferreira

Carolina Ferreira frequenta o 12º ano, no curso de Ciências e Tecnologias, na Escola Secundária de Seia. Estudou no Conservatório de Seia, onde concluiu o 5º grau de viola dedilhada. Mais recentemente, participou na realização de uma curta-metragem, intitulada de “Espécies Invasoras”, no âmbito do Projeto LivingRiver, culminando na sua divulgação no CineEco.

 

Marco Cosme

Marco Cosme, 25 anos, reside em São Romão, concelho de Seia. Historiador com licenciatura e mestrado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, encontra-se, atualmente, a concluir o Mestrado em Ensino de História pela mesma instituição. Apaixonado pela História da sociedade e da cultura, bem como pelo património local, desde cedo desenvolveu um particular interesse pela música, literatura e, sobretudo, pela sétima arte. Tem na divulgação e na defesa da Cultura um dos principais âmagos da sua intervenção cívica e social.