SESSÕES ESPECIAIS 2021
>> PANORAMA INFANTIL
D’ARTACÃO E OS TRÊS MOSCÃOTEIROS: O FILME
(Versão Portuguesa)
Toni García, Espanha, Animação, Aventura, M/6, 2021, 84'
10 outubro _ domingo _ 11h00
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Cineteatro
“As Aventuras de D’Artacão e os Três Moscãoteiros”, famosa série animada japonesa-espanhola do início dos anos 1980 que antropomorfizou as personagens das histórias dos Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas, chega ao cinema numa adaptação 3D. Centra-se em D’Artacão, que quer entrar para os Moscãoteiros e acaba por ter de defender, ao lado deles, a França contra os planos do Cardeal Richelieu.
CROODS – UMA NOVA ERA
(Versão Portuguesa)
Joel Crawford, EUA, Animação, Comédia, Aventura, M/6, 2020, 95’
16 outubro _ sábado _ 11h00
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Cineteatro
Depois dos eventos relatados no primeiro filme, a simpática família Crood esquece o medo e arrisca procurar um lugar onde todos possam viver sossegadamente. Nessa busca, descobrem um sítio paradisíaco que lhes dá uma enorme esperança em dias melhores. Contudo, depressa se apercebem de que ali vivem também os Megamanos, uma família com hábitos e ideias bastante diferentes dos seus, que se considera mais evoluída do que qualquer outra. A convivência não é totalmente pacífica até todos perceberem que têm de resolver um problema muito mais grave do que pequenas quezílias entre vizinhos: Eep e Sol, as filhas adolescentes dos dois clãs que, entretanto, se tornaram as melhores amigas, resolveram fugir de casa para descobrir o mundo.
>> DOCUMENTÁRIO
O LAGO SAGRADO - Uma viagem por uma estrada profunda e gelada
Realização: Carla Varanda
Produção: Carla Varanda e Mário Lisboa
9 outubro _ sábado _ 18h00
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Auditório
Uma viagem que nos leva ao mundo gelado, um local que tem tanto de belo como de potencial em conhecimento científico, que importa preservar e cuidar. Mário Lisboa fotografou o lago gelado, viajando cerca de 300 km ao longo do lago, com temperaturas entre -15º C e -30º C. Neste documentário conta como foi a viagem, partilha connosco as imagens recolhidas, falando sobre a beleza natural do lago Baikal e contanto alguns episódios da sua aventura. Anastasia Tsvetkova, e Maxim Timofeyev falam sobre o potencial do lago, um recurso natural único, o mais profundo, o mais antigo e o maior em quantidade de água doce, um dos mais ricos ecossistemas naturais e endémicos, bem como alguns projetos em cursos relacionados com a proteção e estudo do lago. Mas as mudanças climáticas e os fatores humanos são uma ameaça real ao lago Baikal, que tem de ser minimizada.
Levar esta mensagem a todo o público interessado nas questões ambientais e no estudo dos habitats naturais, é o nosso objetivo.
Debate no final do documentário, com a presença da realizadora e do produtor
CURTIR A PELE
Inês Gil, Portugal, Documentário, 2019, 76’
15 outubro _ sexta-feira _ 14h30
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Auditório
Curtir a Pele é um retrato de uma fábrica de curtume de pele na Beira Alta e dos seus trabalhadores. O filme acompanha a vida de Carla e de Lúcia, que após a saída de Patrícia, são as únicas mulheres que nela trabalham. O “desaparecimento” de Patrícia é muito comentado entre os trabalhadores e serve de metáfora sobre o futuro da fábrica após a crise económica que assolou o país.
>> ANTE-ESTREIA NACIONAL
I AM GRETA
Nathan Grossman, Suécia/EUA/ Alemanha/Reino Unido, 2020, 101'
13 outubro _ quarta-feira _ 21h30
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Cineteatro
Nathan Grossman começou a filmar Greta no início da sua greve escolar em agosto de 2018, antes ainda de serem feitas as primeiras reportagens sobre a jovem. Continuou a segui-la até setembro de 2019, depois de ela atravessar o Atlântico num veleiro para discursar na cimeira do clima das Nações Unidas. Um discurso emotivo que inspirou e continua a inspirar milhares de jovens e adultos no mundo inteiro que a ela se juntaram em greves e discussões sobre o futuro do planeta. O filme explora, também, a luta pessoal de Greta para equilibrar a sua adolescência com a atenção e o mediatismo de que atualmente é alvo.
LA CROISADE
Louis Garrel, França, Ficção, 2021, 67’
16 outubro _ sábado _ 21h30
Casa Municipal da Cultura de Seia _ Cineteatro
Abel e Marianne descobrem que o seu filho de 13 anos, Joseph, vendeu secretamente os seus bens mais preciosos. Depressa descobrem que Joseph não é o único - em todo o mundo, centenas de crianças uniram forças para financiar um projeto misterioso. A sua missão é salvar o planeta.